sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

PAULO ROBERTO DIZ QUE ODEBRECHT PAGOU MAIS DE 30 MILHÕES EM PROPRINA


Paulo Roberto Costa deu detalhes sobre a propina
que teria recebido da Odebrecht em contas da Suíça
(Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)
Paulo Roberto Costa CPI (Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)O ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa afirmou, em acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal, que recebeu US$ 31,5 milhões em propina da Odebrecht, uma das construtoras investigadas na Operação Lava Jato. Em nota, a empresa negou as acusações e disse ser alvo de “calúnia”.
As declarações de Costa foram dadas à Polícia Federal no dia 4 de setembro de 2014 e anexadas aos processos da Lava Jato nesta quinta-feira (12). Segundo o ex-diretor daPetrobras, o dinheiro pago pela construtora era depositado em contas na Suíça pelo operador Bernardo Freiburghaus, dono da Diagonal Investimentos.
Conforme Costa, os US$ 31,5 milhões foram depositados entre os anos de 2012 e 2013 em quatro momentos diferentes. Ele disse ainda que o dinheiro foi enviado pela construtora para quatro contas correntes distintas em nome de empresas criadas por ele.
Um dos delatores da Lava Jato, Paulo Roberto Costa detalhou aos policiais federais que o pagamento da propina por parte da empreiteira foi sugerida, “entre 2008 e 2009”, por Rogério Araújo, então diretor de Engenharia da Odebrecht. Na conversa, Araújo teria dito que o ex-dirigente da Petrobras era “muito tolo” por “ajudar mais aos outros que a si mesmo”, referindo-se à fatia do suborno que Costa repassava ao PP

Nenhum comentário:

Postar um comentário