sábado, 19 de agosto de 2017

A CORRUPÇÃO AFASTOU OS HOMENS DE BEM DA POLÍTICA

No início deste agosto, novamente a Câmara dos Deputados confirmou para a população quanto nosso sistema político está dissociado do interesse público e da real solução dos problemas brasileiros. A síntese desse momento deprimente foi uma sessão em que parlamentares venderam seus votos em plenário, destruíram pixulecos com os dentes, pediram nudes pela internet e, por sua maioria, mantiveram no poder um presidente denunciado por corrupção no cargo.
Mas quem são esses deputados? Muitas vezes ouço análises simplistas dizendo que eles são apenas o reflexo do povo brasileiro. Representam o nosso povo e, portanto, agem como ele. Esse raciocínio é divulgado por interessados em nos fazer absolver a corrupção, a falta de interesse público, os conchavos e até mesmo a imoralidade de nossa elite política, afirmando que somos todos culpados.
Sessão em que deputados analisaram a denúncia contra o presidente Michel Temer  (Foto: Givaldo Barbosa / Agência O Globo)
Muitos dos que seguem essa forma de pensar maldizem a esperteza da população, difamam-na afirmando que ela quer “levar vantagem em tudo”, apontam o brasileiro como um povo sem caráter. E esse mesmo brasileiro repete ingenuamente nas redes sociais esse mantra, colocando essa pecha no “outro”, naqueles que não sabem votar, naqueles que não se manifestam contra esse estado de coisas, esquecendo que não há outros, mas apenas nós mesmos, passageiros do mesmo barco. Passageiros, mas nunca comandantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário