sexta-feira, 18 de agosto de 2017

POLICIA FEDERAL É A FAVOR DA DELAÇÃO DE DUDA MENDONÇA

O diretor da Polícia Federal, delegado Leandro Daiello, o superintendente da corporação em Brasília, delegado Élzio Vicente da Silva, o delegado Josélio Azevedo de Sousa, que coordena o grupo de inquéritos especiais, e a delegada Denisse Dias, chefe do Núcleo de Inteligência da PF em Brasília, têm audiência nesta quinta-feira (17) com o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). O grupo vai defender o acordo de delação firmado pela polícia com o marqueteiro Duda Mendonça. A colaboração aguarda para ser homologada.
Para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a delação de Duda deve ser rejeitada. A avaliação do Ministério Público Federal é que o marqueteiro não apresentou informações significativas que justifiquem receber, em troca, a premiação. Além disso, Janot entende que a legislação (Lei nº 12.850/2013) que deu à PF poderes para firmar acordos de delação é inconstitucional.
Existe uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) proposta pela procuradoria contra a norma. A ADI está em tramitação no Supremo sob a relatoria do ministro Marco Aurélio Mello. Fachin avalia se aguarda a análise dessa ação de inconstitucionalidade para se pronunciar sobre a colaboração de Duda.
Diretor Geral da Polícia Federal, Leandro Daiello (Foto: Charles Sholl/Futura Press)

Nenhum comentário:

Postar um comentário