quarta-feira, 23 de agosto de 2017

DEPUTADOS NÃO SE ENTENDEM PELA REFORMA POLÍTICA

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agencia Brasil
O projeto de reforma política é confuso, gerou uma briga entre Câmara e Senado e, agora, os deputados nem sequer conseguem se entender quanto à maneira de votar a matéria no plenário da Casa. A oposição defende a votação de um texto-base com os destaques em separado. Parte da base quer o fatiamento da emenda constitucional item por item. Relator da proposta, o petista Vicente Cândido (SP) não faz a mínima ideia do que vai acontecer nem do que vai apoiar. A briga será retomada hoje.

Dois pontos principais não têm consenso: o fundo público de campanha e o distritão. “Nós queremos votar da maneira tradicional, porque eles não têm voto para aprovar o Fundão e o Distritão”, disse o deputado Júlio Delgado (PSB-MG). O líder do PP na Casa, Artur Lira (AL), apresentou uma proposta de fatiamento da emenda constitucional. A ordem de votação seria então: sistema eleitoral (distritão), fundo de financiamento, exclusão do percentual do fundo, fim da reeleição, data da posse, data para o segundo turno, e distrital misto a partir de 2022.

Pelo regimento, esse tipo de fatiamento precisa ser deliberado em plenário. “Eles (o Centrão) querem que Rodrigo Maia (DEM-RJ) decida isso sozinho. Não pode”, esbravejou Silvio Costa (PTdoB). O presidente da Câmara também irritou-se. “O senhor me respeite, que sempre respeitei a todos, assim como respeito o regimento”, devolveu o demista, avisando que só aceitará o fatiamento se Vicente Cândido também der o aval. “Tem muita conversa e tentativa de acordo ainda”, despistou o petista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário