sexta-feira, 9 de setembro de 2016

PREFEITA DE BOA VISTA É CONDENADA A PERDA DE FUNÇÃO PÚBLICA

Em busca de um quinto mandato, a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (PMDB), foi condenada em ação de improbidade administrativa por dano ao erário público às vésperas do início da campanha eleitoral. Teresa é ex-mulher e ainda aliada política do senador Romero Jucá, presidente nacional do PMDB, e favorita à reeleição com 70% das intenções de voto.
A Justiça impôs à prefeita a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos por seis anos – sanção já informada ao Tribunal Regional Eleitoral de Roraima. Teresa também terá de pagar 200.000 reais de multa e ressarcir aos cofres federais o mesmo valor do prejuízo causado: 838.502, 27 mais juros e correção monetária.
Conforme sentença, Teresa Surita agiu dolosamente e já demonstrou “desleixo e inabilidade para o exercício de atividades que envolvam o interesse da coletividade”, além de “falta de compromisso e zelo com a administração do patrimônio público que lhe fora confinado”. A juíza Luiza Farias da Silva de Mendonça assinou a sentença no dia 5 de agosto.
Teresa pode recorrer da decisão da 4ª Vara Federal de Roraima. Ela não se manifestou à reportagem de VEJA.
O motivo da condenação foi o superfaturamento de obras na construção de um píer na Orla do Rio Branco, centro de Boa Vista. A Justiça Federal constatou que houve irregularidades na aplicação dos recursos federais, repassados à prefeitura em convênio firmado em 2001 com o Ministério da Integração Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário