domingo, 25 de setembro de 2016

PREFEITO DE BELÉM RECEBEU QUASE 90 MIL REAIS DOS SERVIDORES

O atual prefeito e candidato à reeleição para a prefeitura de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), recebeu, para sua campanha, quase 90 000 reais em doações de pessoas físicas ligadas a seu governo, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral. No total, servidores e ex-funcionários da prefeitura doaram 87 800 reais – no total, foram trinta doações, de 22 pessoas, em valores que variam de 1 000 e 15 000 reais.
No total, o tucano recebeu 252 497, 32 reais em doações de pessoas físicas até sexta-feira, segundo dados do TSE. Como 34% desse total veio de pessoas ligadas à sua administração, isso significa que um em cada três reais que entraram no caixa de sua campanha vieram de funcionários ou ex-funcionários. No dia 13 de setembro, por exemplo, ele recebeu 8 000 reais de uma doadora cadastrada como “Heliana”. Quando se checa o número de CPF, descobre-se que se trata da atual Presidente da Fundação Cultural do Município de Belém, Heliana da Silva Jatene. Outra doação, de 5 000 reais e identificada apenas em nome de “Antonio”, veio de Antônio de Noronha Tavares, diretor-presidente da Agência Reguladora Municipal de Água e Esgoto de Belém.
Além disso, outras 34 doações, que juntas somam mais de 7 000 reais, não contam nem com nome nem com CPF. A regulamentação do TSE prevê que as doações sejam identificadas com o nome e CPF do doador, porém não deixa claro se o nome necessariamente precisa ser o completo. De acordo com o tribunal, o sistema aceita cadastrar recursos sem necessidade de um nome ou CPF, mas coloca a doação na categoria “origem não identificada”. A assessoria da campanha de Zenaldo Coutinho explicou que o problema aconteceu por causa de uma falha no sistema do Banco do Brasil, que estava cadastrando as transações de maneira incompleta.
A última pesquisa de intenção de voto de Belém, publicado Ibope em 10 de setembro (PA-07603/2016), Coutinho se mantém em terceiro lugar, com 20% dos votos. Na liderança, está Edmilson Rodrigues (PSol), com 36%, seguido de Delegado Éder Mauro (PSD), com 24%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário