terça-feira, 16 de setembro de 2014

DILMA É CHAMADA DE PRESIDENTE LULA

No Rio, Lula voltou a assumir o papel de protagonista em um evento da campanha de Dilma
Criatura e criador: Lula voltou a assumir o papel de protagonista em um evento da campanha de Dilma (Marcello Dias/Futura Press)
O nome do encontro era Cultura com Dilma, no Rio de Janeiro, e a proposta, reunir artistas e intelectuais que divulgariam seu apoio à presidente e candidata à reeleição e, em troca, ouviriam algumas de suas propostas para a área. O que se viu, porém, foi um show particular do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ataques diretos aos adversários Marina Silva e Aécio Neves, além de críticas gratuitas ao também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Nas poucas vezes em que manteve o foco do discurso em cultura, Dilma Rousseff prometeu destinar parte dos rendimentos do pré-sal para projetos do setor – sem especificar o quanto. De resto, dedicou-se a reafirmar amor e confiança plena na Petrobras e dizer que “esse caso mais recente” – referindo-se ao escândalo de corrupção e lavagem de dinheiro, mas sem citar nomes – só foi descoberto porque o seu governo deu liberdade ao trabalho da Polícia Federal. "Nem eu nem o Lula jamais varremos nada para debaixo do tapete", declarou.
Com uma hora e quarenta minutos de atraso, Dilma e Lula subiram ao palco por volta das 20h40 desta segunda-feira, ovacionados por um público de mais de mil pessoas que lotava o Teatro Oi Casa Grande. Do lado de fora, um número semelhante de militantes acompanhava tudo por um telão. Vez ou outra, pessoas que passavam em carros ou ônibus pela avenida do bairro do Leblon, na Zona Sul, se aproximavam das janelas para gritar insultos à presidente e ao PT. Mas dentro do teatro, o clima era ufanista e sem espaço para críticas à candidata apelidada de “coração valente” no jingle que tocava sem parar, em ritmo de forró. Entre as celebridades que assinaram o manifesto a favor de Dilma e participaram do evento estavam os cantores Beth Carvalho, Otto, Elza Soares e Chico César, os atores Osmar Prado e Chico Diaz e a professora Marilena Chauí. Chico Buarque, um dos idealizadores do evento na eleição de 2010, foi lembrado, mas não compareceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário