sábado, 27 de setembro de 2014

EX SENADOR PODE SER PRESO POR DECISÃO DO SUPREMO

'Nossos advogados entendem que cabe recurso e recorrerão. Em se confirmando a decretação de minha prisão, eu me apresentarei', diz Luiz Estevão (Minervino Junior/CB/D.A Press - 27/6/14)
'Nossos advogados entendem que cabe recurso e recorrerão. Em se confirmando a decretação de minha prisão, eu me apresentarei', diz Luiz Estevão

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou recurso do empresário Luiz Estevão e, na prática, determinou o imediato cumprimento da pena de prisão de 3 anos e 6 meses por fraude processual. A negativa a mais um recurso sucessivo do ex-senador por Brasília foi concedida na noite de quinta-feira pelo ministro Dias Toffoli. Cassado pelo Senado no ano 2000, Estevão ainda é personagem influente na política da capital: além de comandar o Brasiliense Futebol Clube, ele é o homem forte do PRTB, partido que tem entre seus filiados o ex-governador Joaquim Roriz.

A decisão do STF para que Estevão cumpra a pena de prisão ocorre em um momento de retomada do protagonismo político do ex-senador. No ano passado, ele assumiu o comando do Diretório do PRTB do Distrito Federal. A presidência formal foi repassada a Fernanda, filha de Estevão, mas é o empresário quem define todos os rumos do partido na capital do país. O principal objetivo do ex-senador ao se tornar o manda-chuva da legenda é eleger uma expressiva bancada de deputados distritais, com capacidade para influenciar as relações da próxima legislatura com o governo.

Estevão articulou a filiação de Joaquim Roriz ao PRTB, depois que o ex-governador teve a entrada no DEM barrada pelo Diretório Nacional do partido. Também conseguiu levar para a sigla familiares de Roriz. Ao todo, o PRTB reúne quatro candidatos a deputado distrital e um a federal que levam o sobrenome da família. A lista inclui a deputada distrital Liliane Roriz, candidata à reeleição e vista como grande puxadora de votos, com potencial para figurar entre os três parlamentares mais bem votados neste pleito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário