domingo, 21 de setembro de 2014

ERRO DO IBGE PÕE GOVERNO SOB FOGO CRUZADO

A duas semanas do primeiro turno das eleições, os erros de um levantamento socioeconômico colocaram o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no centro das atenções da disputa presidencial. O governo federal convocou mais uma coletiva de imprensa para comentar a correção e os novos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). A oposição também aproveitou o momento para criticar a gestão atual. O candidato a vice-presidente pelo PSB na chapa encabeçada por Marina Silva, Beto Albuquerque, relacionou a mudança das informações a questões políticas. Ao mesmo tempo, parlamentares defendem que o aparelhamento do instituto o tenha levado ao erro.

Miriam Belchior, em entrevista convocada pelo governo para explicar os erros da pesquisa: 'Dilma perplexa' (Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Miriam Belchior, em entrevista convocada pelo governo para explicar os erros da pesquisa: "Dilma perplexa"


O governo vai esperar pelo menos 30 dias para decidir que medidas tomar em relação aos erros do IBGE, como possíveis afastamentos do órgão. Em entrevista à imprensa ontem, a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Míriam Belchior, afirmou que ainda não há definições sobre o assunto. “Nossa decisão foi determinar duas comissões, sendo uma delas de sindicância interna para apurar as razões dos erros e as eventuais responsabilidades funcionais”, afirmou a ministra.

Míriam Belchior contou que manteve contato com a presidente do IBGE, Wasmália Bivar, durante toda a sexta-feira. “Evidentemente conversamos ontem (sexta-feira) o tempo inteiro. Prefiro esperar que a comissão de sindicância composta pelos quatro ministérios apresente as recomendações ao governo. Só depois disso o governo tomará qualquer providência”, disse. A ministra do Planejamento comentou ainda a reação da presidente Dilma Rousseff ao ser informada dos problemas na Pnad. “Ela reagiu como nós aqui, absolutamente perplexa que o IBGE possa ter cometido um erro tão básico que é não ter feito de forma completa o processo de checagem e rechecagem”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário