domingo, 28 de setembro de 2014

DISPUTA ACIRRADA ENTRE AÉCIO E MARINA PELO SEGUNDO TURNO

A divulgação das pesquisas Sensus e Datafolha na sexta-feira (27/9) mostrou o acirramento da corrida por uma vaga no segundo turno das eleições presidenciais. Segundo os dois levantamentos, os próximos dias serão decisivos para os comitês de campanha de Marina Silva (PSB) e de Aécio Neves (PSDB). A diferença entre os dois chega à situação de empate técnico na Sensus, com a ex-senadora à frente do ex-governador mineiro por 25% a 20,7% — a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. No Datafolha, a diferença da acriana é maior: 27% a 18%. Dilma Rousseff (PT) lidera as duas pesquisas, com 35% no Census, e 40% no Datafolha.

Além da ampliação da vantagem da petista sobre Marina, a análise de levantamentos recentes dos dois institutos também mostra o crescimento gradual de Aécio. Na Census, a vantagem, que chegou a 14,3 pontos percentuais, caiu para 4,3 pontos. No Datafolha, pela quarta vez seguida, o tucano aumentou a intenção de votos. A distância da ambientalista para o tucano, que foi de 20 pontos no início de setembro, caiu para nove. No mesmo período, de acordo com o instituto, a ex-senadora também viu a distância para a petista saltar de 1 para os atuais 13 pontos percentuais.
No segundo turno, Dilma tomou a dianteira contra a candidata do PSB, no Datafolha, com 47% das intenções de voto, contra 43% de Marina. A diferença está dentro da margem de erro da pesquisa (que é de 2%), o que indica a existência de um empate técnico entre as duas candidatas. O mesmo resultado, de igualdade técnica, é verificado pelo Census: 40,5% de Dilma contra 40,4% da socialista. Em um eventual embate contra Aécio no segundo turno, a petista ficaria com exatamente metade dos votos (50%), enquanto o ex-governador de Minas Gerais conseguiria 39%, segundo o Datafolha. Na pesquisa Census, a distância é menor: 43,4% a 38,2% para a presidente. Nos índices de rejeição, Dilma amealha 31% no Datafolha e 39,6% no Census. Marina, 23% e 33%, respectivamente. Aécio é rejeitado por 20% dos eleitores no Datafolha e 31,9% no Census.

As duas pesquisas também mostram que nenhum dos outros candidatos ultrapassou 1% das intenções de votos. Segundo o Datafolha, Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Jorge (PV) e Luciana Genro (PSol) somam 1% cada. José Maria (PSTU), Mauro Iasi (PCB), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Rui Primenta, juntos, têm 1%. No Census, todos os oito candidatos, somados, chegam a 2,8%. Os eleitores que declararam votos em branco, nulo ou não responderam à pesquisa chegam a 16,7% no Census e 11% no Datafolha.

O Datafolha entrevistou 11.474 eleitores em 402 municípios, entre os dias 25 e 26 de setembro. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo. A Census ouviu 2 mil pessoas em 24 estados, em pesquisa encomendada pela revista Isto
é

Nenhum comentário:

Postar um comentário