quarta-feira, 7 de setembro de 2016

EDISON LOBÃO É INVESTIGADO SOBRE FUNDOS DE PENSÃO

O senador Edison Lobão (PMDB-MA) está sendo investigado pela Procuradoria-Geral da República por uma suposta fraude no fundo de pensão Petros, dos funcionários da Petrobras. Investigadores do grupo de trabalho da Operação Lava-Jato solicitaram ao ministro Teori Zavascki, relator do petrolão no Supremo Tribunal Federal, acesso a documentos do Banco Central sobre a intervenção do falido banco BVA. O objetivo é apurar se o ex-ministro de Minas e Energia teve ingerência num investimento feito pela Petros num fundo estruturado pela instituição financeira. O pedido de afastamento de sigilo bancário foi deferido pela Corte.
A investigação sigilosa é baseada num capítulo da delação premiada de Nestor Cerveró na Lava-Jato. O ex-diretor da Petrobras contou em sua colaboração que, entre 2009 e 2010, recebeu uma ligação de Lobão. O então ministro reclamou de um funcionário de Cerveró, que fazia parte do comitê de investimento da Petros e estava criando obstáculos para a aprovação de um aporte de recursos da fundação num fundo criado pelo BVA. “O negócio envolvia interesses de Edison Lobão”, disse o ex-diretor da estatal preso na Lava-Jato. Segundo Cerveró, o peemedebista é amigo do dono do banco, José Augusto Ferreira dos Santos.
A Petros desembolsou ao todo 256 milhões de reais para investir no fundo Multiner, constituído pela gestora de recursos Vitória Asset Management, ligada ao BVA. O fundo tinha participação acionária na empresa Multiner, dona de projetos e empreendimentos no setor de energia. Desde o início da sua operação, a companhia só operou no vermelho. O prejuízo acumulado entre 2007 e 2015 atingiu quase 1 bilhão de reais

Nenhum comentário:

Postar um comentário