sexta-feira, 24 de maio de 2013

PARA QUE SERVE A LEI DA FICHA LIMPA NO BRASIL?



   O Tribunal Superior Eleitoral decidiu que o ex-prefeito de uma cidade do interior de São Paulo agiu dentro da lei ao manobrar para eleger em seu lugar seu filho na eleição de 2012. E esta situação ocorreu em pelo menos diversas cidades do país.
Na prática a decisão do TSE cria jurisprudência e abre brecha para que políticos com a ficha suja coloquem parentes na última hora como candidatos
O ex-prefeito foi condenado duas vezes pelo Tribunal de Justiça de São Paulo por improbidade administrativa. Mesmo assim, conseguiu disputar a eleição por força de uma liminar a seu favor. Fez campanha até a véspera da eleição. Renunciou às 18h11 de 6 de outubro de 2012, a pouco mais de 12 horas da abertura das urnas. Na véspera do pleito, o PMDB registrou como candidato seu filho, que venceu a disputa.
O sistema de urnas eletrônicas e a Lei Eleitoral no Brasil impedem que os dados do candidato sejam substituídos após uma determinada data. Nesse caso, as urnas mostram no dia da eleição o número, o nome e a foto de um candidato que renunciou. Os eleitores votam nesse político, mas elegem outro que foi colocado no lugar pelo partido.
O argumento dos ministros do TSE para permitir a manobra é que a Lei Eleitoral autoriza a troca de candidatos. Um político pode desistir ou morrer e o partido tem direito de escolher o substituto.
Depois do esforço do povo em conseguir mais de hum milhão e meio de assinatura para forçar o Congresso Nacional aprovar a Lei da Ficha limpa  que em tese proibe os maus políticos, condenados pelos Tribunais a não poderem candidatar-se a qualquer cargo e em qualquer eleição, eis que a mais alta corte eleitoral do país, vem referendar o mau caratismo , a bandidagem , e os políticos de mà-fe , que desrespeita a vontade dos seus eleitores.
Quem são os nossos representantes? Se é que a lei eleitoral autoriza a substituição em cima das eleições , não permitindo que o eleitor vote no novo candidato e sim no ficha suja elegendo  quem não recebeu nenhum voto consciente isso pode até ser legal, mas é moral? Vai de encontro aos anseios do povo brasileiro?
Decidindo assim, a Justiça acoberta os maus políticos somente por que consta da lei criada por eles mesmo, qual a esperança que resta aos cidadãos de bem na recuperação deste Brasil?
Corremos o risco do desalento e descrédito em todas as instituições que formam a cúpula da sociedade brasileira; e ao perder a esperança o povo pode perder a paciência, pois não há mais limites para as irresponsabilidades dos que se dizem representantes do povo, que já está cansado de tanta chincana.
Despertemos cidadãos brasileiros, votemos contra tudo o que aí está.  está nas maãos dos eleitores o destino da nossa sociedade.
Basta querer!  É só não votar no  Ficha Suja nem nos seus substitutos imediatos.
O Brasil merece e pede essa revolução através do voto de protesto.
Pensem nisso, as eleições de 2014 vem aí, esta é a oportunidade de se dar o troco aos corruptos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário