terça-feira, 28 de outubro de 2014

PMDB ULTRAPASSA PSDB EM NÚMERO DE GOVERNADORES



Com os resultados do segundo turno, o PMDB pode ser considerado o grande vencedor na disputa pelos governos dos estados. Na votação de ontem, o partido levou a melhor em dois dos maiores colégios eleitorais do país, o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro. Com isso, a legenda ultrapassou o PSDB como o partido com o maior número de governadores: controla agora sete unidades da Federação, um patrimônio que cobre todas as regiões.

Além de amargarem uma derrota em Minas Gerais, segundo maior colégio do país, os tucanos viram o número de estados controlados pela legenda cair de oito para cinco. Outro elemento central no balanço da disputa pelos governos estaduais foi o aumento na dispersão: ao todo, são agora nove partidos que contam com pelo menos um governador. Em 2010, apenas seis legendas alcançaram o feito. Além dos palanques para a próxima disputa presidencial, o controle dos estados garante aos partidos verbas, cargos e vitrines para criar projetos.

Na disputa do segundo turno, o PMDB conseguiu manter a posição conquistada no Palácio da Guanabara, com a vitória de Luiz Fernando Pezão (55% dos votos válidos) sobre o oponente Marcelo Crivella (PRB). No Rio Grande do Sul, quinto maior colégio eleitoral do país, a legenda emplacou o “azarão” José Ivo Sartori (leia mais abaixo), depois de vencer a disputa com o candidato à reeleição, o petista Tarso Genro. Com 61,2% dos votos válidos, o governador gaúcho eleito foi o mais bem votado no país ontem, proporcionalmente.

Além dos tucanos, outro partido que perdeu terreno foi o PSB do presidenciável Eduardo Campos, morto num acidente aéreo em agosto. Ao migrar para a oposição, a legenda passou de seis estados conquistados em 2010 para um condomínio que se resumirá a três, a partir do ano que vem. Apesar do bom desempenho em Pernambuco — terra de Campos e do avô Miguel Arraes —, onde o partido elegeu o Paulo Câmara como o governador mais bem votado do país (vitória em primeiro turno com 68% dos votos válidos), a legenda encolheu no Nordeste, onde controlará apenas Pernambuco e a Paraíba. O PSB também ganhou o governo do Distrito Federal com Rodrigo Rollemberg.

Para o PT, o quadro ficou estável. A legenda manteve o número de governadores eleitos (cinco) e conservou o controle da Bahia, quarto maior colégio eleitoral do país, com cerca de 7% dos votantes. E, embora tenha sido apeada do governo em dois dos estados que havia conquistado quatro anos atrás (Distrito Federal e Rio Grande do Sul), a legenda da presidente reeleita, Dilma Rousseff, já havia conquistado Minas Gerais, no primeiro turno — resultado especialmente comemorado, por ser o estado do tucano Aécio Neves, rival de Dilma no tira-teima de ontem. No segundo turno, o PT consolidou a posição na Região Nordeste, com a vitória de Camilo Santana, no Ceará, sobre o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário