quinta-feira, 16 de outubro de 2014

WHATSHAPP TORNA-SE INSTRUMENTO DE ATAQUE ENTRE CANDIDATOS

A vedete da vez da campanha eleitoral é o WhatsApp. O aplicativo para smartphones, que permite compartilhamento de fotos, vídeos, áudio e texto, é uma febre no país, e os dois candidatos à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), surfam nessa onda espalhando, principalmente, vídeos com declarações de apoio e ataques na tentativa de desconstruir o oponente. Do lado da campanha tucana, vídeos feito com o celular com um depoimento de Aécio dirigido ao público do WhatsApp e outro do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) viralizaram, jargão usado por aqueles que trabalham com mídias sociais. A campanha petista, por sua vez, lançou mão de uma gravação — também com caráter amador — de uma declaração de voto do cantor Chico Buarque. 
 
“É um espaço difícil de medir o alcance, por isso é pouco explorado pelos profissionais, pois não podem vender o serviço”, afirma Alberto Lage, membro da juventude do PSDB. O secretário estadual da juventude do PT, Miguel Ângelo, diz que percebe o sucesso da tática quando observa que pessoas diferentes e que circulam em esferas distintas compartilham o conteúdo de forma espontânea. “O aplicativo tem influência nas pessoas indecisas, principalmente aquelas que não têm tempo de ver os programas de televisão nem têm acesso a jornais”, analisa Miguel.

A juventude tucana mineira se denomina Turma do Chapéu e, segundo Alberto Lage, o trabalho deles é voluntário. Ele e mais três amigos fizeram um site para fomentar o discurso dos partidários de Aécio, com respostas prontas para os ataques usuais recebidos pelo ex-governador de Minas Gerais. Para chamar a atenção para o site, gravaram com Aécio, após uma entrevista coletiva do candidato no Rio de Janeiro. As imagens foram feitas com o celular sem os salamaleques de produção típicos de campanhas eleitorais. 

O depoimento do tucano se espalhou — ou viralizou. Na carona do sucesso, um dos fundadores da Turma Chapéu, Gabriel Azevedo, que não é mais filiado ao PSDB, gravou um vídeo com o celular no qual conversa com FHC. O ex-presidente, que é duramente atacado nos programas de televisão da candidata Dilma Rousseff, explica para os partidários de Aécio que a melhor forma de conseguir voto é ir para as ruas

Nenhum comentário:

Postar um comentário