terça-feira, 28 de outubro de 2014

REDES SOCIAIS AJUDAM A ELEIÇÃO DE CANDIDATOS

Antes mesmo de escolher seus candidatos nas urnas, os eleitores já indicavam seus votos nas redes sociais. Analisando a quantidade de comentários sobre os candidatos em cada estado, é possível ver que o resultado coincide com os estados em que eles receberam a maioria dos votos, com exceção de Tocantins, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Distrito Federal.

As eleições deste ano geraram 674,4 milhões de interações no Facebook, se tornando as eleições mais comentadas na história da rede social. Os comentários foram contabilizados entre o início da campanha, em 6/7, até o final da noite de domingo (26/10).

Apenas o primeiro turno, que atingiu 346 milhões de interações, superou todo o período eleitoral da Índia. Durante o segundo turno, foram lançados 328,4 milhões de comentários na rede, totalizando 23 milhões por dia. Cerca de 59 milhões de pessoas usam o Facebook diariamente, sendo que três em cada cinco eleitores estão na rede.

No dia da votação, o mapa de interações indicou uma preferência mais forte pela presidente Dilma Rousseff (PT) no Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Pernambuco e Piauí.

O senador Aécio Neves (PSDB) foi mais citado por Santa Catarina, Mato Grossso do Sul, Mato Grosso, Goiás e São Paulo. Ambos os candidatos venceram nestes respectivos estados.

Confira abaixo quais candidatos foram os mais comentados em cada estado (mapa da esquerda) e em que estados eles foram vitoriosos nas urnas (mapa da direita):

À esquerda, o mapa que revela os candidatos mais citados por estado. À direita, os candidatos que venceram nas urnas em cada local. (Agência Ideal/ Reprodução)
À esquerda, o mapa que revela os candidatos mais citados por estado. À direita, os candidatos que venceram nas urnas em cada local.


Embora no RS, DF e ES Dilma tenha sido o assunto predominante ao longo do dia da votação, Aécio saiu vencedor. Em Tocantins, a situação foi a oposta. Dilma venceu nas urnas, e Aécio nas interações.

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