segunda-feira, 13 de maio de 2019

FRANCISCANOS FAZEM PASSEATA CONTRA REFORMA TRABALHISTA.

Reprodução
Reprodução
Circula nas redes sociais imagem de um grupo de franciscanos nas ruas de Curitiba. A publicação afirma que se trata de um ato em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Reprodução
Reprodução
“Franciscanos nas ruas de Curitiba em apoio ao presidente Lula”
Legenda de foto compartilhada no Facebook, que, até as 15h30 do dia 9 de maio, havia sido compartilhada por 12 mil pessoas

FALSO

A imagem analisada pela Lupa foi feita em 28 de abril de 2017 na cidade de Curitiba, mas não se tratava de um ato em apoio ao ex-presidente Lula, como descrito na publicação. Na verdade, o registro é de um protesto de religiosos franciscanos a favor de uma greve geral contra a reforma trabalhista proposta pelo ex-presidente Michel Temer. A imagem foi publicada pelas contas oficiais da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Frente Brasil Popularno Twitter.
Apesar de as duas organizações afirmarem que o registro foi feito em São Paulo, é possível verificar, com a ferramenta Google Street View, que a foto é de Curitiba.
À época, a CUT defendeu uma greve geral para barrar a aprovação da reforma trabalhista. A Conferência da Família Franciscanaapoiou a greve. Protestos contra o projeto foram realizados no dia 28 de abril, mas a greve não se concretizou e a reforma trabalhista foi aprovada pelo CongressoRANCIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário