quarta-feira, 15 de março de 2017

RODRIGO JUNOT ENTREGA LISTA DE INDICIADOS AO S.T.F.


A entrega da “nova lista do Janot” pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) estressou os mercados. Mesmo sem que nomes fossem revelados, os pedidos de abertura de inquérito contra políticos citados nas delações de executivos da Odebrecht foram entregues horas depois de notícias sobre uma possível demora na votação da reforma da Previdência. A soma dos dois fatores desestimulou investidores, provocou queda de 1,27% da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) e fez o dólar subir 0,63%, para R$ 3,171.

Nem mesmo a aprovação da nova fase da repatriação de recursos não declarados no exterior acalmou os mercados, que já contavam com a medida. “Havia consenso de que ela passaria no Senado sem dificuldade”, avaliou o analista Raphael Figueredo, da Clear Corretora. Para ele, o mau humor do mercado começou após a previsão de que a reforma previdenciária só será votada em maio, em vez de abril, como quer o governo.

A entrega da lista de políticos investigados na Lava-Jato só fez piorar o humor do mercado. Às 17h06, quando os documentos foram protocolados no STF, o Ibovespa, principal índice da bolsa, estava em  64.900 pontos. Nos sete minutos restantes até o fechamento do pregão, a pontuação despencou para 64.699 pontos. “A lista gera dúvida sobre o cumprimento da agenda econômica do governo”, disse o analista Marcos Nihari, sócio-fundador da Jeremy Bentham Investimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário