quinta-feira, 12 de setembro de 2019

BASE DO GOVERNO APOIA MAIA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS.

***ARQUIVO***BRASILIA, DF, 06.08.2019: O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fala com a imprensa sobre a votação do 2º Turno da Reforma da Previdência. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)
- Apesar da retórica de confronto que Jair Bolsonaro (PSL) direcionou ao Congresso e ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), os apoiadores do presidente da República são os que mais aprovam a atuação do Legislativo e do deputado, que assumiu agendas e discursos que levaram colegas a vê-lo como um "primeiro-ministro".
Segundo pesquisa Datafolha realizada nos dias 29 e 30 de agosto, o desempenho de Maia é avaliado como ótimo/bom por 25% dos entrevistados que dizem conhecê-lo. Esse índice vai a 35% entre aqueles que também avaliam dessa forma o governo Bolsonaro.
A atuação de deputados e senadores também é mais bem avaliada pelos apoiadores do chefe do Executivo.
Enquanto o trabalho do atual Congresso é classificado como ótimo/bom por 16% dos entrevistados em geral, essa avaliação sobe para 30% entre aqueles que dizem ter o PSL como partido de preferência, e para 33% entre aqueles que aprovam o governo.
O Datafolha ouviu 2.878 pessoas em 175 municípios de todo o país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.
A avaliação do Congresso também era melhor entre apoiadores dos governos Lula, Dilma e Temer, segundo pesquisas do Datafolha.
No primeiro semestre, Maia assumiu papel de liderança na articulação pela aprovação da reforma da Previdência e agora busca manter a Câmara no centro do debate político ao tocar as reformas tributária e administrativa. No meio desse caminho, foi alvo de críticas tanto de Bolsonaro como de integrantes do governo. 
Em março, por exemplo, o presidente comparou Maia a uma namorada que quer ir embora. A declaração foi dada após relato de que o deputado teria dito ao ministro Paulo Guedes (Economia) que deixaria as negociações políticas da reforma.
"Você nunca teve uma namorada? E quando ela quis ir embora o que você fez para ela voltar, não conversou? Estou à disposição para conversar com o Rodrigo Maia, sem problema nenhum."

Nenhum comentário:

Postar um comentário