segunda-feira, 23 de setembro de 2019

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO UM PRÓSPERO DONO DE TERRAS.


Entender os caminhos que levaram um dos mais importantes presidentes da história do Brasil a se tornar um próspero proprietário de terras.
Essa foi a motivação do jornalista Alceu Castilho para escrever o livro “O Protegido – Por que o país ignora as terras de FHC".
  • Com passagens pelas redações do Estado de S.Paulo, IstoÉ Dinheiro e Agência Reuters, Castilho tem profundo interesse pela questão agrária e mantém o site “De Olho nos Ruralistas”.
Em entrevista ao Yahoo Notícias, ele fala sobre como teve a ideia de fazer o livro, qual o caminho de sua pesquisa e a versão de Fernando Henrique Cardoso para os seus negócios agrários.

Yahoo Notícias: Como surgiu a ideia de escrever o livro sobre as terras do ex-presidente?
Alceu Castilho: Em abril de 2017 eu estava assistindo o Jornal Nacional e eu vi a notícia de que o Emílio Odebrecht havia denunciado de que as campanhas do Fernando Henrique tinham sido abastecidas com caixa dois. Com dinheiro da Odebrecht. E então aparecia o Emílio falando e depois o Fernando Henrique colocando panos quentes... Ali eu decidi fazer uma apuração sobre as relações entre Fernando Henrique e Emílio Odebrecht a partir do tema que eu trabalho que é a questão agrária.
Era algo restritivo, mas eu achei que mesmo com essa restrição dava para achar bastante coisa ali. Eu sabia que a Odebrecht tinha um braço agrário e que o Fernando Henrique que já teve ou pelo menos já tinha tido negócios agrários. Como tem. Então eu produzi uma série de reportagens para o “De Olho nos Ruralistas” sobre o tema em que abordei a antiga propriedade do ex-presidente em Minas Gerais e a atual propriedade em Botucatu (São Paulo) –um canavial em área de mananciais. Também busquei trabalhar com outros aspectos da relação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso com o universo agrário. E exatamente o personagem que é o braço agrário da família Cardoso que é o Jovelino Carvalho Mineiro Filho é uma das conexões diretas com Emílio Odebrecht. Eles são sócios em uma empresa de genética.
Com todas essas informações eu produzi uma reportagem de capa da revista “Carta Capital” em julho do ano passado e esse ano decidi atualizar os dados em formato de livro juntando as coisas e... Foi excelente porque eu descobri que o Fernando Henrique voltou a ser sócio em junho da empresa agropecuária Goytacazes Participações que tem um canavial em Botucatu. Ano passado a empresa estava apenas no nome dos filhos dele. A motivação foi política no sentido que um dos presidentes mais importantes da história da República aparece no principal jornal do país em uma notícia sobre caixa dois e por interesse jornalístico eu achei que deveria identificar eventuais conexões com Emílio Odebrecht a partir desse recorte agrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário