terça-feira, 17 de setembro de 2019

RAQUEL DODGE DEFENDE AUTONOMIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO.

*ARQUIVO* BRASÍLIA, DF, 11.10.2017: A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, em sessão do STF em Brasília. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)
- Em discurso na véspera de deixar o cargo, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, reforçou nesta segunda-feira (16) a necessidade de o Ministério Público Federal se manter independente e autônomo para exercer suas funções.
Dodge disse que a instituição compreendeu que essas características lhe são fundamentais "há 30 anos", ao sair da ditadura militar, regime defendido pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), e entrar no ambiente democrático. 
"É com independência e autonomia que o Ministério Público cumpre a sua missão constitucional, que é cara no sentido de que fora da ordem democrática não há salvação. Sem proteção dos direitos fundamentais não há sociedade justa, e sem justiça não tem democracia", afirmou Dodge.
Preterida por Bolsonaro para exercer um novo mandato, a procuradora-geral deixa o cargo nesta terça-feira (17), após dois anos na função. Ela será substituída inicialmente pelo subprocurador Alcides Martins, que assume o posto interinamente.
A expectativa é de que, em até duas semanas, após aprovação do Senado, seja nomeado o também subprocurador Augusto Aras, escolhido por Bolsonaro para chefiar a PGR.
O discurso da procuradora-geral se deu após o indicado para sucedê-la manifestar opiniões alinhadas com interesses do Palácio do Planalto. 
Em conversas reservadas com senadores, em busca de apoio, Aras também admitiu supostos excessos do MPF na condução de investigações contra políticos. 
"Essa é a instituição que, nesse viés de integridade, de ética e de sobriedade, precisa estar pronta para defender a democracia e as liberdades públicas, para litigar em favor dos direitos fundamentais e humanos, para postar-se ao lado dos discriminados e dos menos favorecidos, para não ceder a pressões espúrias, para não servir às vozes contrárias", afirmou Dodge nesta segunda

Nenhum comentário:

Postar um comentário